Quem sou eu

Minha foto
MONTE SIÃO, M.G., Brazil
SOU EDUCADOR FÍSICO REGISTRADO NO CREF-SP. TRABALHO COM ACADEMIAS, AVALIAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO, TREINAMENTO FUNCIONAL E TREINAMENTO PARA LUTADORES, SOU IDEALIZADOR DO PROJETO CULTURAL "GAKKOU NO BUDO" AULAS DE JUDO/KARATE, PARA CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL 3 A 7 ANOS.

MEL, FONTE DE ENERGIA PARA OS CICLISTAS

Cansou do gel energético? O mel pode ser uma boa pedida para manter o ''pique'', antes ou depois dos treinos.

Por Luciana de Oliveira e Lenycia Neri - Ter energia (de sobra) antes, durante e depois de um treino ou prova faz toda a diferença na vida de qualquer corredor. Por isso, é comum o uso de sachês de carboidrato ou gel energético para dar aquela forcinha extra. Mas, você sabia que o mel possui função semelhante e pode ser (ainda) melhor? 

O mel é uma fonte ideal de carboidratos que mantém seu nível de glicose alto para obter um bom rendimento. Pesquisas realizadas pelo laboratório de nutrição esportiva e do exercício da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, informam que o alimento, por ser natural, é tão bom como os geis energéticos quando consumidos antes, durante ou depois dos exercícios.

Benefícios - Composto basicamente por carboidratos (frutose e glucose) e com uma pequena quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o mel é ideal para fornecer energia rápida ao atleta, já que é absorvido pelo organismo sem demora.Similar a outros produtos industrializados consumidos antes e durante o exercício, o alimento é natural, com açúcares sem refinar e de fácil absorção pelo organismo. Desta forma, o mel atua com função digestiva, facilitando a captura de nutrientes, como o cálcio e o magnésio.O consumo de mel é recomendado não só porque fornece energia e outros nutrientes, mas também por ser antioxidante, curativo, regenerativo de tecidos e (até) calmante. Ele ainda melhora a circulação do sangue e pode atuar como descongestionante, anti-inflamatório, diurético e até no combate à anemia.

Como consumir - Caso queira integrar o mel a sua alimentação diária, opte pelo consumo logo pela manhã. Você pode adicionar à aveia e leite ou, ainda, com pão integral. Se preferir consumir ao longo do dia, adicione a pratos salgados. Combinando com óleo de soja, você pode saborear mel com carnes e saladas.Você também pode consumi-lo com torrada integrais, frutas e iogurtes. Vale lembrar que, por ser natural, o alimento acaba sendo mais indicado pelos nutricionistas. Se você busca perder peso, lembre-se que o consumo deve ser moderado, justamente pelo alto nível calórico.

Dica: tomar uma mistura de água com mel (uma colher de sopa ou 25g) a cada meia hora de treino funciona tão bem quanto um gel energético.Luciana de Oliveira, nutricionista esportiva em Porto Alegre/Lenycia Neri, nutricionista esportiva e diretora da Nutri4life, de São Paulo.

FONTE:
O2 Por Minuto


Nenhum comentário:

Postar um comentário